1 de abril de 2012

Graça de Deus

A GRAÇA DE DEUS

TEXTOS: Êxodo 33. 12 a 16/ Romanos 6,1, 15/ Tito 2.15/ 2 Coríntios 12.9/ Hebreus 4.15,16

Sempre escutamos  essa expressão quando se recebe algum benefício: alcancei uma graça, mas será que a graça é somente isso? Nada melhor que verificarmos na Bíblia  o verdadeiro significado da GRAÇA que é a essência de Deus.

-A palavra graça foi citada no ANTIGO TESTAMENTO 69 vezes e o significado é: ACHEI FAVOR AOS OLHOS DO SENHOR- Êxodo 33.12 a 16.

- No NOVO TESTAMENTO foi citada 155 vezes e 100 foram citadas por Paulo em suas cartas e significa BONDADE, FAVOR.

-  a GRAÇA  é a força ativa de Deus que nos faz vencer o pecado, as nossas fraquezas e nossas limitações. É o poder de Deus que nos capacita a vivermos para Ele   e é a expressão da sua bondade e de seu favor a todos os homens.

-  Vemos a manifestação da Graça de Deus de 2 formas principais: a comum e a especial.

*COMUM: é a bondade de Deus dando o sol, a chuva, a colheita, a semente para todos e  as vestes.

*ESPECIAL: é o poder de Deus para salvar o homem de seus pecados.
Na graça comum todos são participantes mas a especial é para os que são salvos, pois a Deus pertence à salvação (Jonas 2.9).

- Essa graça nos conduz a viver para Deus e dizermos não ao pecado. Ela nos educa , isto é, a graça que nos justificou também nos conduz na santificação (aperfeiçoamento de caráter), e nos conduzirá até o encontro com o Senhor (Tito 2.15). E podemos achar graça no tempo oportuno para nos livrarmos do pecado se nos rendermos a Ele.

- Moisés , o legislador e Paulo, o doutrinador são exemplos de pessoas que conheceram essa graça do Pai pois seus ensinos apontam para a obediência e eles sabiam que sem a graça de Deus ninguém poderia obedecê-Lo (Êxodo 33.16/ Romanos 6.15 a 23).

A maior expressão da graça de Deus no ser humano é a habitação do Espírito Santo. Assim só podemos viver pela graça e não por nossa própria força, pois a graça nos chama e nos conduz a Cristo  e nos firma Nele. É impossível um homem cheio dessa graça voltar a viver na prisão do pecado, é incompatível com a vontade e o caráter de Deus.

A GRAÇA DO SENHOR  NOS BASTA- 2 CORÍNTIOS 12.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário