28 de fevereiro de 2011

Batismo no corpo - I coríntios 12:1 – 27





Definição da Palavra Batismo: A palavra batismo deriva-se de Baptismo, palavra grega que significa: “imersão, submersão, mergulhar”.

João Batista não introduziu costume algum novo quando batizava seus discípulos no rio Jordão, pois a imersão de todo o corpo nas águas era costume judeu, como uma forma de limpar toda a impureza cerimonial.

É importante destacar que o Batismo de João batista não era o mesmo batismo que Jesus ordenou no final de seu ministério terreno. “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28:19).

Em Mateus 3:11 vemos três tipos de batismo:

1) Batismo nas águas cuja base é o arrependimento – realizado pelo homem;

2) Batismo com Espírito Santo – realizado por Deus;

3) Batismo com fogo – realizado por Deus.

Batismo no Corpo de Cristo - (1 Co 12:13) – Acontece quando nascemos de novo e somos colocados (aceitos) no Corpo de Cristo, que é a sua igreja total; No momento da regeneração, justificação, somos separados do mundo e Deus começa em nós o processo de santificação, ou seja, uma separação exclusiva para ele;

• O agente que batiza é o ESPÍRITO SANTO (Ele é quem aplica o que Jesus ensinou, em nós, e quem ‘‘nos convence’’ (JO 16:7-11);

• O recipiente onde somos batizados é o Corpo de Cristo (igreja);

O batismo no Corpo de Cristo é um processo tríplice: Conversão + Regeneração + Adoção ou identificação no corpo de Cristo.

Efésios 4:16 – Do qual todo corpo bem ajustado, consolidado pelo auxílio de cada junta, com a justa cooperação de cada parte efetua seu próprio aumento para edificação de sí mesmo em amor.

Ser batizado no corpo é:

1. Servir de alimento uns para os outros - Coríntios 10:17.

2. Comer juntos – Mateus 26:26 – Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo. Ser batizado no corpo é experimentar relacionamentos de transparência e confiança.

3. Ter bons olhos para os nossos irmãos. Lucas 11:34 – Se teus olhos forem bons todo teu corpo será luz. As vezes olhamos com olhos maus, colocamos os óculos da maldade.

4. É o ato e atitude de congregar. João 11:52 – mas também para fazer congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos . Hebreus 10:24 e 25 – Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não deixemos de congregar como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.

5. Para exercermos o serviço(o dom) que Deus nos deu. Romanos 12:4 e 5.

6. Cuidar uns dos outros – Dar proteção – I Coríntios 12:25

7. Para crescermos – Colocensses 2:19




Gerson Fonseca.

Um comentário:

  1. muito bom seu artigo ,,visite nosso site,http://ig-doutrina-dos-apostolos.comunidades.net/

    ResponderExcluir