9 de novembro de 2009

Adriano - 2º Encontro de Minísterios Translocais-(Pastores sendo Pastoreados)

II Encontro de Ministérios Translocais – “Pastores sendo Pastoreados”
Guarapari- Espírito Santo - 31/10 a 2/11/2009
De: ADRIANO ARAUJO - SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

Este encontro foi marcante em nossa vida e na vida da igreja no Brasil. Eu e minha esposa desfrutamos do relacionamento com Deus, com os irmãos e com o conforto proporcionado pelo Sesc.
Em meio a tanta dificuldade para chegarmos ao encontro devido ao fechamento do aeroporto de Vitória tivemos a oportunidade de relembrar uma verdade: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28). Pois quando tudo começou a dar errado na nossa ótica o Pai mais uma vez nos deu a prova que Ele está no controle de tudo e nada passa desapercebido por Ele.

Uma Palavra de Deus e a minha resposta

Duas vezes em minha caminhada com Cristo ouvi ministraçoes sobre a viagem de Paulo a Roma registrada em Atos 27 e 28. A primeira vez foi no ano de 2002 e a segunda foi em setembro de 2009.
Recordo-me que na primeira vez, pensei em muitos sonhos pessoais.
Contudo na segunda vez ouvi um pastor que ministrava em Teresópolis, em um café de pastores, e perguntou qual era a nossa Roma, a ponto de dedicarmos toda nossa vida para alcançarmos este alvo.
Então cheguei a uma conclusão: A Unidade da igreja para impactarmos e revelarmos Jesus a este mundo. Esta seria minha Roma!

A resposta de Deus na viagem a Guarapari-ES

Tudo começou quando subimos a bordo do avião, voamos até Vitória e tivemos que retornar devido ao vento forte na cidade. Oramos a Deus, com Benigno, Dirce, Roberto e Débora e a resposta foi que deveríamos ir de ônibus com os irmãos de Piracicaba, Valinhos e Jundiaí, que foi uma benção e um aprendizado maravilhoso por vermos a disposição e a alegria de todos, inclusive os mais velhos (que amor por Jesus e que expectativa por este encontro histórico!).
Foi então que começamos a viagem que durou 17 horas.
Orei ao Pai se ele queria falar algo tirando proveito destes episódios.
E ele me disse para ler Atos 27 e 28, o que fiz com atenção!

Ouvindo as ministrações, percebi que todos os acontecimentos faziam uma analogia com Atos 27 e 28 como se fosse uma fotografia. E quero registrar como uma recordação de dias em que o Pai nos mostrou como chegaremos onde Ele quer, com Verdade, Santidade, Unidade e Missão (João 17).

Atos 27: O início da viagem - O fechamento do aeroporto

Palavra de Ismael (Porto Alegre-RS)

v.7- ... não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário.

Veio de encontro aos retornos que fizemos. Ele falou-nos sobre a história dos primeiros encontros e da necessidade de lembrarmos da jornada de nossos pais exemplificando o que está relatado em Salmos 78.

Palavra de Gerson Fonseca ( São Bernardo do Campo – SP)

v.22 a 25 Aconselho-vos bom ânimo,porque nenhuma vida se perderá entre vós, mas somente o navio. Confio em Deus que sucederá do modo porque me foi dito.

Oração de abertura, animando os irmãos que dentre muitos obstáculos e desânimos perseveraram e estavam ali firmes.

Palavra do Jorge Himitiam (Argentina)

v.44- o navio se destruiu e todos foram salvos.

O navio representa a estrutura de supervisão (cobertura) que está em fase de transição, logo chegará no ideal de Deus, os ministérios de Efésios 4.11 atuando naturalmente servindo as localidades representada pelos presbíteros que se pastoream, ou seja, que cuidam uns dos outros.

Palavra do Jamê Nobre (Jundiaí-SP)

v.31- ... se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos.

O atender por nós primeiro e depois por todo rebanho é a certeza da segurança, da proteção e da vida plena com Deus e no ministério. (Atos 20.28)

Palavra do Jan Gonfritdsson (Porto Alegre-RS)

v.33,34- ...Paulo rogava a todos que se alimentassem; pois nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo.

O coração pastoral de Paulo cheio de amor por aqueles que Deus deu a ele naquele momento de sua vida.

Palavra do Vince (Vitória-ES)

v.35 a 38- Tomando um pão, deu graças a Deus..; Refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.

Cristo é o pão, sua palavra é o que nos alimenta. O trigo no navio foi lançado fora por perder sua utilidade e assim é a palavra que sabemos e não praticamos, ela não serve pra nada além de ser jogada fora. Precisamos praticar o que sabemos ser a vontade do Pai..

Atos 28- Uma parada com propósito

v.1,2- Uma vez em terra, verificamos que a ilha se chamava Malta. Os nativos trataram-nos com singular humanidade...acolheram-nos a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.

Guarapari-ES foi esta ilha, que paramos para ver a manifestação de Deus.
A igreja no Espírito Santo e os funcionários do hotel nos receberam com muito amor e dedicação.
Parabéns a toda equipe que exaustivamente nos serviu nestes dias.

Palavra do Sérgio Franco (Rio de Janeiro)

v.7 a 9-...homem principal da ilha, chamado Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias. O pai dele foi curado e os demais enfermos da ilha também foram.

Atendendo uns aos outros há cura, a família é beneficiada e no Corpo de Cristo flui a vida de Deus com saúde. Jesus é o nosso exemplo supremo.

Palavra do Christian Romo (Chile)

v.10b-...e, tendo nós de prosseguir viagem, nos puseram a bordo tudo o que era necessário.

A palavra de Deus aponta para preparar e enviar as próximas gerações. Neste dia antes de ceiarmos, as gerações representadas oraram para que Deus depositasse sobre a próxima tudo o que tinham recebido, todo o depósito de Deus. Foi marcante e inesquecível, homens e mulheres comprometidas com o Reino de Deus compartilharam o que receberam.

Palavra De Victor Rodriguez (Argentina)

v.13-...No dia seguinte, tendo soprado vento sul, em dois dias, chegamos...

É o tempo de Deus, o Kairós de Deus para vivermos tudo o que o Pai propôs para a sua igreja impactar o mundo e o Reino se expandir até os confins desta terra.

Palavra de Henry Svensson(Espanha)

v.28- Tomai, pois conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios e eles a ouvirão.

Henry falou sobre Isaias 60 e confirmou o tempo de Deus às nações.
Os testemunhos de Cléber (Moçambique) e de Sérgio (Alemanha) estabeleceram toda a palavra.

CONCLUSÃO: A chegada em Roma

Este entendimento nos chama a responsabilidade para os dias que virão.
Temos que ter a convicção que Paulo teve e testemunhou sobre isto dizendo:
não fui desobediente à visão celestial (Atos 26.19)
Paulo chegou a Roma para que o Reino de Deus se expandisse sobre toda Terra e ele não mediu esforços para obedecer a Deus inclusive em seu julgamento apelou para César para ir a Roma onde morreu como mártire/testemunho para a glória daquele que o amou, o salvou, o chamou, o capacitou e cumpriu todo o seu propósito em sua vida. Este relato aponta para a morte do “EU” para glorificar o Senhor!

Agradeço ao Pai por sermos participantes deste propósito tão lindo que ele cumprirá pois é fiel e não pode mentir!

Algumas frases chaves do encontro:

“A igreja procura os melhores métodos, mas Deus procura os melhores homens!”

“Paulo nunca deixou de perseguir a Jesus: antes perseguia para o matar, e depois, perseguia para se parecer com Ele”

“Nossos filhos não podem ser menos do que nós!”

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração que vos apascentem com conhecimento e inteligência !” Jr 3.15

“O Amor a Jesus é a única motivação do nosso pastoreio!”