7 de março de 2012

Sabedoria de Deus

SABEDORIA DE DEUS

TEXTOS: ANTIGO TESTAMENTO- JÓ 9.4, 12.13/ DANIEL 2.20
NOVO TESTAMENTO- ROMANOS 11.33-36/ 16.25,27

A Sabedoria de Deus está em toda criação e faz parte de sua essência.

- Sabedoria é o poder para ver e a capacidade para escolher o alvo melhor e o mais elevado juntamente com os meios corretos para atingi-lo.
É ativa, nunca falha e é encontrada em sua plenitude só em Deus. A maior manifestação dessa sabedoria foi o envio de Jesus a Terra.

- Não podemos reconhecer a sabedoria de Deus sem sabermos com que finalidade Ele age.
A finalidade dessa sabedoria é: levar os homens a uma situação em que o agradem e o louvem adequadamente. E que Ele venha a ser tudo para eles e juntos se alegrem no conhecimento do amor mútuo.

- O propósito da sabedoria de Deus na vida dos homens tem dois aspectos:
1- a santificação pessoal,
2- o cumprimento do seu ministério e serviço na vida do povo de Deus.
Podemos ver esses dois aspectos cumpridos na vida de Abraão, Moisés, José e Paulo.

- Assim como a Bondade, a Paciência e o Ciúme que já aprendemos, a Sabedoria também é um atributo de Deus  compartilhado com o homem. Vemos essa sabedoria compartilhada com o rei Salomão.
Salomão foi um homem que recebeu o dom, escreveu sobre ela e exerceu-a em sua vida e em favor do próximo.

-No livro de Eclesiastes vemos um estudo bem completo sobre a vida e o que me chamou a atenção foi que o sábio chegou à conclusão que não sabia nada e que todos os homens vivem coisas boas e ruins independente de sua cor, raça, família e credo religioso.
Eclesiastes é um chamado ao realismo para vermos o mundo como ele é e mostra a base real da sabedoria que é o reconhecimento sincero que o curso do mundo é um mistério para nós e muitas das coisas são inexplicáveis. Exemplo sobre a morte que nos faz pensar e questionar os motivos, porém, só Deus sabe.

-Um erro que podemos cometer é pensarmos que a sabedoria é compartilhada  para sabermos sobre tudo o que Deus pensa e faz. (Deuteronômio 29.29).

- O resultado do dom da sabedoria é tornar-nos mais humildes, alegres, piedosos, mais rápidos em compreender a vontade de Deus, mais resolutos em realizá-la e menos preocupados do que ficamos nas situações dolorosas e obscuras que enfrentamos (Tiago 3.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário