7 de março de 2012

Paciência de Deus

A PACIÊNCIA E A LONGANIMIDADE DE DEUS

TEXTOS: Ex 34.6/ Nm14.18/ Sl 86.15 / Sl 145.8/ Rom.2.4.

A Paciência, Longanimidade e Misericórdia fazem parte da essência de Deus mas se diferem em alguns pontos. Comentarei  a diferença entre a  paciência e a misericórdia.

- Misericórdia é quando Deus considera a criatura como infeliz, assim Ele tem compaixão.
Exemplo: nascemos pecadores devido o pecado de Adão e não devido a nosso próprio pecado, então Deus age com misericórdia e nos salva pela sua graça nos atraindo a Ele.

- Paciência é quando Deus considera a criatura culpada e tolera o pecado que gerou a infelicidade e deu nascimento a mais infelicidade ainda. Tolerar não significa ignorar mas adiar o julgamento naquele instante. Podemos ver nesta atitude a Longanimidade de Deus que significa que Ele é tardio em irar-se.

Aprendemos que PACIÊNCIA DIVINA é o poder de controle que Deus exerce sobre si mesmo levando-o a tolerar os maus e a demorar a discipliná-los.

Exemplos:
- Noé pregou por mais ou menos 120 anos antes do dilúvio(1 Pedro3.20),
-Os povos andaram em seus próprios caminhos mais ou menos 4 mil anos(Atos14-16,17),
- Deus teve paciência com seu povo por 40 anos no deserto(Atos 13.18)

QUAL É O OBJETIVO DA PACIÊNCIA DE DEUS?

Ele dá tempo para o arrependimento. Como em Nínive quando Jonas pregou, toda nação se arrependeu e o Senhor não fez o que disse que ia fazer pois sua palavra foi atendida.

Contudo, também lemos em Jeremias 25 que depois de 23 anos chamando Israel  ao arrependimento o povo não atendeu e o Senhor decretou a disciplina. Jeremias orou por 3 vezes pedindo misericórdia mas Deus disse que não era mais para pedir pois já não tinha volta à sentença proclamada(Jer. 7.16, 11.14, 14.11-12).

CONCLUSÃO

Todos são participantes da paciência e da longanimidade de Deus mas de maneiras diferentes.
 Aos que não se entregaram, Ele tem tido paciência mas o dia da volta de Jesus irá definir a situação enviando-os ao lago de fogo e sofrerão eternamente. E aos que se entregaram ele tem dado tempo para continuar se arrependendo de seus pecados que impedem o relacionamento pleno com Deus, desenvolvendo o fruto do Espírito em sua vida até o grande dia que estaremos com Ele para sempre.
Que nossa vida corresponda sempre à paciência e a longanimidade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário