28 de abril de 2010

O Plano da Salvação para o Homem!!!

Sem Cristo nós somos criatura de Deus. Nós fomos feitos por ele e para ele, mas o pecado nos afastou dEle e trouxe uma série de problemas que só serviram para complicar a nossa vida e impedir que nós conhecessemos a felicidade que Ele planejou para nós: Ele quer nos tranformar em FILHOS DE DEUS!

A Bíblia declara que:

Somos pecadores:
"Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)
Estamos espiritualmente mortos:
"O Salário do pecado é a morte" (Romanos 6.23)
Estamos condenados:
"Quem nele crê não é julgado: o que não crê já está julgado" (João 3.18)
Estamos separados de Deus:
"Vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus " (Isaías 59.2)
O único meio de salvação
Muitos como Buda, Maomé, Confúncio e outros, têm-se arvorado em salvadores ou possuidores do caminho da salvação. Todos esses falsos líderes porém, estão mortos. O único que pode salvar perfeitamente é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Foi ele quem disse a seu próprio respeito: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", Jo 14.6. Pedro ao ratificar o dito de Jesus, afirmou: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos", At 4.12. A morte de Jesus na cruz pagou efetivamente o resgate de nossos pecados.

Qual foi então o preço de nossa redenção?
O sangue de Jesus Cristo ("sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós", I Pe 1.18,19,20).

O que acontece quando somos salvos?
Jesus descreve a salvação como "Novo Nascimento". Sua declaração a Nicodemos acerca disso foi esta: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3.3.

O que Cristo fez na cruz por nós:
Expiação
E falou o Senhor: "... quando eu vir o sangue, passarei por vós..." Êxodo 12.13. O sangue de Cristo expia (ou cobre) nossos pecados, de modo a não pesarem sobre nós, livrando-nos do juízo eterno.
Propiciação
A propiciação indica que, não obstante Deus desejasse receber-nos, era impedido pela sua santidade, que exige a pena pelo pecado. Agora pelo sangue propiciador de Cristo na cruz, em nosso lugar, Deus já pode nos receber por filhos perdoados pela fé em Jeus, que morreu em nosso lugar. (Rm 3.25,26)
Substituição
Cristo Jesus tomou nosso lugar. Ali era nosso lugar devido aos nossos pecados, mas Ele substituiu-nos. Em I Pe 3.18 Lê-se: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito".
Redenção
Tal como escravos destinados a leilão, estávamos nós para sermos vendidos por causa do pecado. Jesus pagou o preço da redenção, comprando-nos e dando-nos a liberdade. Nossa redenção está narrada em I Pe 1.18,19: "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo".
Reconciliação
O pecador é inimigo virtual de Deus por causa do pecado. Ambos, Deus e o pecador, no entanto, são reconciliados e a inimizade é eliminada pelo sacrifício de Cristo. Em II Corintios 5.19, lemos "a saber, que Deus estava em Cisto, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconcialição".
O Novo Nascimento representa a misteriosa intervenção de Deus, transmitindo-nos Sua própria vida, isto é, uma nova e maravilhosa geração em nosso espírito.
As boas novas do Evangelho
As melhores notícias que alguém poderia receber: Deus amou você em suas dificuldades, em seus fracassos e transgressões, viu a sua necessidade e enviou Jesus Cristo para que este tomasse sobre si a penalidade dos pecados que nós cometemos, e para que se tornasse nosso Salvador.

Como ser salvo
Sabendo que Deus o ama, que tem o melhor plano para sua vida e lhe oferece o perdão de seus pecados, fale com ele (em suas próprias palavras), e então...

Confesse seus pecados:
Mencione-os pelo nome: mentira, orgulho, mau gênio, roubo, desonestidade, ganância, adultério, ódio, idolatria, etc.
Diga a Deus que está arrependido e disposto a abandonar seus pecados e entregar a Ele o direito de governar sua vida.
Renuncie consagrações
anteriores, como pactos, magias, santos ou guias, que você ou alguém tenha feito por você.
Diga a Deus que crê nEle,
que se dá inteiramente a ele, que quer o perdão de seus pecados, e que recebe a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Ele cumprirá sua Palavra dando-lhe o perdão e recebendo-o em sua comunhão, como seu filho amado.
Como filho de Deus, já perdoado, você pode contar com a ajuda divina para viver uma vida transformada. Conserve uma atitude de arrependimento e fé, e procure obedecer o que a Bíblia ensina.
Se confiar humildemente em Cristo, você vencerá!

Procure uma Igreja mais próximo de sua residência ou trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário